GESTÃO DE COMPETÊNCIAS


ABORDAGEM


Uma primeira tentativa de equacionar a gestão da remuneração fixa em ambientes dinâmicos, contemplando as diferenças individuais, consistiu em mudar o foco de análise do cargo para as pessoas. As formas de recompensa que surgem devem, portanto, ser capazes de reconhecer as diferenças individuais e os diversos ritmos que as pessoas têm em assumir responsabilidades, uma vez que estes aspectos acabam por traduzir diferentes contribuições para com a organização. Mais que isto, devem ser buscados critérios flexíveis que acompanhem as mudanças que ocorrem na empresa e no mercado. A revisão do composto remuneratório, que vem apontando um contínuo decréscimo da parcela fixa, quando comparado à parcela variável de remuneração, consiste numa das iniciativas voltadas para reconhecer a contribuição e absorver a volatilidade do ambiente organizacional. Neste sentido, e utilizando do conceito CHA-Conhecimento/Habilidade e Atitude, a definição do conjunto de COMPETÊNCIAS passa a ter papel fundamental na gestão de Talentos Humanos.

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METODOLOGIA


Sempre objetivando criar uma “modelagem” adaptada a diferentes culturas e estágios organizacionais, a ENRICH Consultoria adota uma metodologia que basicamente segue os principais passos seguintes:


  • Identificar e definir Competências Organizacionais e Pessoais requeridas. (Metodologia CHA com ênfase em Comportamentos)


  • Alinhar e Validar conjunto de competências;


  • Definir método de Mensuração e Avaliação;


  • Definição do Processo de aplicação da ferramenta para Plano de Carreira.